Excursionamos.
Os cursos da Grande Avenida combinam teoria e exemplos estranhos, bonitos e improváveis da cultura digital. Os conceitos, emprestados da net criticism, de teorias e histórias da arte contemporânea e das mídias, facilitam o estabelecimento de pontos comuns de observação. Mas o objetivo, no entanto, é arejar o exercício da interpretação.
need ideas plz
Na década de 1970, os primeiros sistemas portáteis de captação e gravação de vídeo coincidiram com a crescente experimentação de novas mídias no circuito das artes.
Performance e TikTok; jograis, coreografia e POV: o curso explora aproximações entre o conteúdo de criadores em plataformas de vídeo, a prática de instruções na arte conceitual e a videoarte de artistas como Acconci, Letícia Parente ou Joan Jones.
the loneliest you ever felt
No segundo curso da trilogia sobre pontes entre os vídeos curtos e a arte contemporânea, as sessões combinam teoria (net criticism, semiologia, hipermemética e estudos visuais) , leitura em ação, projeção de imagens e bg ambient para escavar a melancolia do feed nosso de cada dia.
O percurso parte do “Problema XXX” sobre a melancolia, resgata personagens da peça Amadores, da Cia. Hiato, passa por Beuys e mergulha no TikTok e na promessa da realização do artista de cada um de nós.
Escrita: entre a vida e a morte
Oficina independente e experimental destinada a qualquer pessoa que escreve e quer aprofundar a intimidade com a linguagem escrita. Cada encontro trabalhou uma ferramenta de escrita diferente: lápis, celular, máquina de escrever e computador.
Os participantes desenvolveram uma narrativa curta com o tema "morte", a partir de atividades e vivências para estimular a escuta, a observação e a capacidade de conectar ideias e referências a personagens e intenções dramáticas.